sexta-feira, 30 de março de 2012

Conflito

Destrutivo, violento, irracional. Ás vezes...
O conflito é um fenomeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. Surge quando há a necessidade de escolha entre situações consideradas incompatíveis. Um choque de motivos, ou informações, desencontradas.

As situações de conflito são antagonicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Ainda assim, externamente, o conflito é sinal de vitalidade, motivação e criatividade.

Internamente, convergem forças de sentidos opostos e igual intensidade (os impulsos de separação, individualidade e autonomia e os impulsos de integração, comunhão e submissão, p.e.), por duas valências positivas, mas opostas, ou duas valências negativas.

Uma mesma ação pode ainda sofrer forças, uma positiva e outra negativa, ambas na mesma direção, escolhas que produzem algo que nos gratifica, mas também outro tanto que nos molesta.

Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo, fica na nossa vontade, na nossa liberdade. Mas quantas vezes abstemo-nos da vontade, suspendemos o nosso juízo.
Uma escolha severamente limitada ou artificialmente restrita leva ao desconforto com a opção selecionada e possivelmente a um resultado insatisfatório, mantendo o desequilibrio. Mas demasiadamente ampla, leva a confusão, indiferença.

Convido-te ao selvagem e ao incerto. Escolhe.

5 comentários:

  1. as escohas são, como gostas de dizer, viscerais. o conflito vem do pensar sobre as mesmas.
    racionalização, o presente envenenado dos deuses para a humanidade

    ResponderEliminar
  2. maneira interessante de pôr as coisas... alegoria muito gira.

    fora a parte de existirem deuses. não há nada superior a mim próprio. arrogancias nossas.

    ResponderEliminar
  3. Vê este filme :)

    http://www.youtube.com/watch?v=Fwoe6yHy0AI

    ResponderEliminar
  4. só pelo trailer fiquei abanado.
    dá para ver o filme e preservar a sanidade mental? ou é incompativel??

    ResponderEliminar