terça-feira, 3 de maio de 2011

Puxar pelas meias de leite

Vamos lanchar, colocam-nos uma questão extremamente pertinente: O que é que vai beber?

Quero beber leite com café! Porém, vejo-me confrontado com uma decisão a tomar. Eu queria lanchar sossegado, não tomar decisões...
Por esse facto resolvi ponderar de antemão os prós e contras da "Meia de Leite" face ao "Galão". Assim como que para me facilitar a vida no futuro.

Vamos a factos. O galão é servido numa proproção de 3para1 em copo que leva no total mais liquido, 5cl, assim como custa um pouco mais, normalmente 5cent. A meia de leite, é servida em chavena de chá, numa proporção 1para1.

O facto de o galão não ter asa permite palpar a temperatura do líquido antes de entrar na boca, evitando assim queimadelas. Os chineses não usam chávenas, mas sim taças, para esse controlo, há milénios.
Além disso, não há nada como usar ambas as mãos num copo quente numa tarde chuvosa e fria de Inverno, e assim aquecermo-nos confortavelmente...

Já a meia de leite é servida numa chávena, que tem uma asa para pegarmos, o que é mais elegante. A chávena e o pires da meia de leite estão em harmonia, o que não acontece com o copo e pires do galão, que não se ajustam na perfeição (muitas vezes o galão chega à nossa mesa já entornado no pires, com o açúcar todo molhado, …);
Para segurar numa meia de leite apenas utilizamos dois a três dedos, face à mão inteira necessária para pegar no galão (ou seja, poderemos ter uma poupança de energia até 60% neste simples acto, o que nos tempos que correm é muito bom.);

Claro que a discussão não pode ficar por aqui...
Eu gosto de tratar as coisas pelos nomes. Quando peço uma meia de leite, estou efectivamente a pedir uma chavena com metade de leite e metade de café. Se peço um galão estou a pedir o quê? 4,4L? um galo de dimensões acima da média?

O galão é uma coisa que não o é quer seja conjugado no singular ou no plural.
Puxar pelos galões significa "afirmar a própria (posição de) autoridade para conseguir ou dizer algo injustamente", "exibir-se", "vangloriar-se de algo que tem".
Claro que face às vantagens de quem se degenera em fazê-lo, compensa.

É injusto que tanto se puxe por galões, e pouco se olhe para as fantásticas meias de leite. Porque não nas mesmas situções puxar pelas meias de leite? explicar a alguém as suas vantagens... em vez de se empertigar, apoiar no salto no sapato e ser a proprietária da falácia.


Desculpem a minha demora, o meu esboço tem andado baço, o meu desenho desanimado. E ando irritado com alguns copinhos de leite.

3 comentários:

  1. Para uma fã incondicional das Meias de Leite,por tudo o que já disseste...acho que é muito mais chique "puxar das meias de leite" que dos galões...lololol.Belo artigo as Meias de Leite agradecem.

    ResponderEliminar
  2. o que tens contra os copinhos de leite? se algum se incomoda pode ser que não puxe nem das meias de leite nem dos galões...

    ResponderEliminar
  3. nada contra.. apenas considero que as meias de leite são mais verdadeiras e viscerais até.

    ResponderEliminar